As candidatas ao posto de primeiro unicórnio do agronegócio nacional

Ana Paula Pereira
2 min readNov 16, 2021

As agtechs brasileiras — como são conhecidas as startups do agronegócio — já arrecadaram US$ 58 milhões em 2021, distribuídos em 24 rodadas de captação, segundo dados até outubro compilados pelo Distrito. O número ainda é baixo para o setor mais relevante para a economia brasileira, responsável por mais de um quarto do PIB de 2020. A captação de uma rodada de apenas uma fintech supera esse bolo facilmente. Mas o montante acumulado até agora aponta para um ano mais animado do que o anteiror, quando US$ 70 milhões foram captados. E isso acirra, obviamente, a disputa pelo título de primeiro unicórnio do agro brasileiro.

O país tem atualmente 1.574 startups atuando no agronegócio, segundo o Radar Agtech Brasil 2020/2021, elaborado em parceria entre Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Research and Consulting, com apoio do Ministério da Agricultura. Em 2020, o número de agtechs ativas foi 40% maior em comparação com 2019.

Gargalos de produção e o baixo valor agregado das cadeias produtivas do agronegócio nacional são apenas alguns dos desafios que essas companhias têm buscado resolver. “Aquele conceito de que o Brasil é um país de commodities e com baixo valor agregado, agora tem mudado com as agtechs, que dão um upgrade em um setor que é o principal motor da economia do país”, avalia Gustavo Araújo, fundador e presidente do Distrito.

As oportunidades são muitas e pulverizadas. Francisco Jardim, sócio da SP Ventures, avalia que o ecossistema de inovação no agronegócio deve ser impulsionado pelas fintechs especializadas no setor, pelas startups de biotecnologia e pelos marketplaces.

“Tem algumas tendências que vão criar novos mercados e novas receitas para as agtechs brasileiras, como a transformação digital financeira e das exportações de toda a cadeia. Além da criação de uma bioeconomia, e do surgimento do mercado de carbono, que vai ser um mercado de centenas de bilhões. Tem muito valor novo sendo criado e migrado para essas novas empresas”, comenta Jardim.

Leia na íntegra e conheça as agtechs selecionadas em https://startups.com.br on November 16, 2021.

--

--

Ana Paula Pereira

I am a financial journalist, not a financial advisor. I love stories, and you can find samples of my work here.